REGULAMENTO

REGULAMENTO

“1º FESTIVAL VOZES SERTANEJA” DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO – SP

O presente regulamento tem como objetivo estabelecer regras para inscrição e seleção de canções autorais, gênero sertanejo (raiz, caipira, universitário), para o “1º FESTIVAL VOZES SERTANEJA 2017”, que será realizado no Recinto de Exposição “Alberto Bertelli Lucatto”, Rua Daniel Antônio de Freitas, n. 115 - Distrito Industrial, São José do Rio Preto - SP, 15092-000, nos dias 23, 24 E 25 de junho de 2017, a partir da 20 horas.

1.DAS INSCRIÇÕES:

1.1 As participações no Festival estão condicionadas ao preenchimento da ficha de inscrição, devidamente acompanhada dos demais documentos exigidos neste regulamento, a qual está disponibiliza no site do festival www.festivalvozessertaneja.com.br e no site www.festivaisdobrasil.net. As inscrições serão feitas exclusivamente no site e não serão aceitas inscrições enviadas pelos Correios, em CD, em DVD ou em papel.

1.2 A inscrição implicará anuência automática a todas as condições estipuladas no presente regulamento. O preenchimento incorreto da ficha de inscrição, da documentação exigida ou o não atendimento às solicitações feitas pela organização nos prazos estipulados, resultará na sua desclassificação automaticamente.

1.3 As inscrições são GRATUITAS e limitadas a UMA música autoral, escrita em português, original, sendo vedada a inscrição de música instrumental.

1.3.1 Considera-se original: aquela que não contiver plágio, adaptação ou conteúdo similar de outro autor ou compositor, inscrito ou não neste Festival.

1.3.2 A ausência de originalidade poderá ser apurada pela organização do festival.

1.4. O autor da música selecionada poderá apresentá-la no Festival individualmente (solo), em dupla ou Banda. Para ser considerada banda, é necessário que esta seja composta, no mínimo, por 1 (um) vocalista e 2 (dois) instrumentistas, devendo um deles, no ato da inscrição ser elegido como representante do grupo, sendo vedado sua indicação por mais de uma banda.

1.4.1 No caso do autor da canção não o ser intérprete ou músico, poderá cedê-la para ser interpretada por terceiros por ele indicado, ficando responsável pela veracidade das alegações.

1.4.2 Um mesmo músico, vocal ou instrumentista, não poderá participar do Festival tocando outra em banda ou outra música inscrita.

1.5 É condição impreterível para inscrição de músico com idade entre 16 (dezesseis) completos e 17 (dezessete) anos incompletos até a data limite para o prazo da inscrição: autorização dos pais ou representantes legais no ato da inscrição. O documento terá validade se contiver expressamente a qualificação completa dos representantes legais, do músico, os dados do Festival e firma reconhecida.

1.5.1 Ao participante com 16 (dezesseis) anos incompletos, que venha a ser pré-selecionado, é obrigatório: ALVARÁ JUDICIAL, nos termos do artigo 149, inciso II, alínea “a”, do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei Federal nº. 8.609/1990), pleiteado perante a Vara da Infância e da Juventude da Comarca competente.

1.5.2 O documento mencionado no item 1.5.1 deverá ser enviado (em PDF) para producao@festivalvozessertaneja.com.br até às 23h59min do dia 01 de junho de 2017, data limite. No campo “assunto” deverá ser inserido “Alvará Judicial” identificando no corpo do e-mail o nome do participante e da música selecionada. Expirado o prazo especificado sem a remessa do documento, o participante será desclassificado.

1.6 Não poderão se inscrever no Festival parente, até 3º (terceiro) grau, de membros da comissão organizadora.

1.7. As inscrições estarão abertas a partir de 02/05/2017 até às 23h59m do dia 25/05/2017. Serão consideradas válidas as inscrições realizadas no período mencionado, desde que a ficha de inscrição esteja devidamente preenchida e acompanhada dos documentos e arquivos exigidos. Em nenhuma hipótese serão aceitas inscrições fora do prazo aqui previsto.

1.8 Todos os campos do formulário de inscrição deverão ser preenchidos de forma legível, sem rasura, assinado, datado e enviado pelo site do FESTIVAL, anexando:

  • a) Cópias do RG e do CPF dos participantes;
  • b) Conforme o caso, as exigências previstas nos item 1.5 a 1.5.2
  • c) áudio da música inscrita em formato MP3 ou WMA com no máximo 10 MB, devendo ser identificados com o título da música e nome do autor-músico. Exemplo: “eu_essaeminhamusica.mp3 ou eu_essaeminhamusica.wma”,
  • d) A partitura ou cifragem harmônica da composição em formato PDF,
  • e) Letra digitada fonte “Arial”, tamanho 12,
  • f) Comprovantes de residências dos participantes,
  • g) Release

1.8.1 Aqueles que forem selecionados deverão enviar posteriormente:

  • 1) mapa de palco,
  • 2) descrições individualizadas dos instrumentos pessoais que serão utilizados pelos músicos durante as apresentações,
  • 3) uma foto divulgação em 300 Dpi
  • 4) logomarca em corel draw, png ou photoshop;
  • 5) Instrumento de Cessão de Direitos de Nome, Imagem, Voz e Áudio devidamente preenchido e assinado pelo músico-autor, ou no caso de dupla ou banda, assinados individualmente, e em ambos os casos com firma reconhecida em cartório e assinatura de 2 (duas) testemunhas.
  • 6) O regulamento do Festival, com o termo de acordo assinado;
  • 7) Procuração do autor da música conferindo poderes ao interprete por ele indicado
  • 8) demais documentos que forem exigidos pela organização

1.8.1.2 Os áudios enviados fora dos padrões exigidos na letra “c”, item 1.8 serão imediatamente rejeitados pela organização e a inscrição cancelada.

1.8.1.3 No caso de desatendimento as exigências do item 1.8.1, os selecionados não poderão reclamar da ausência de imagem ou nome em materiais de divulgação do Festival.

1.8.1.4 A Cessão de Direitos de Imagem e Áudio terá prazo de validade indeterminado e será de livre uso por ANDRÉ LUIS FACHINETTI JUNIOR.

1.8.2 A ausência da procuração prevista no número "7" do item 1.8.1, não implica em responsabilização da organização do Festival em questões litigiosas, especialmente sobre direitos autorais, envolvendo autor, músicos, interpretes e integrantes de bandas.

1.9 NÃO haverá chamada para regularização de documentação ou requisitos referentes à inscrição, a qual, se incompleta ou em desacordo com este Regulamento, acarretará, obrigatória e automaticamente, na desclassificação do participante.

1.10 O Festival fornecerá, gratuitamente, transporte local e hospedagem, incluindo apenas o café da manhã, ficando os selecionados responsáveis pelas despesas de alimentação, bem como pelo transporte até a cidade de São José do Rio Preto-SP. Essa cláusula é válida apenas e tão somente para os selecionados para a fase classificatória nos dias 23 e 24 de junho de 2017, que sejam residentes a mais de 101 Km de São José do Rio Preto – SP, e, se finalistas, na apresentação do dia 25/06/2017, até o vencimento da respectiva diária. Os selecionados, na qualidade do item 1.5.1, poderão ter apenas um dos representantes legais como acompanhante de quarto.

1.10.1 A escolha do hotel será exclusiva da produção do Festival; os dados da hospedagem serão informados posteriormente aos selecionados.

1.10.2 O transporte previsto no item 1.10 se limitará ao traslado fornecido: Hotel-Recinto de Exposições – Hotel. Outros deslocamentos na cidade de São José do Rio Preto – SP serão de responsabilidade do participante.

1.10.3 Despesas com transportes até a cidade São José do Rio Preto – SP, bem como o retorno as cidades de origem e deslocamento para o local da hospedagem serão de responsabilidade dos participantes.

1.10.4 O pagamento de consumo dos produtos do frigobar, ligações telefônicas, serviços de lavanderias, refeições não inclusas nas diárias, danos ocorridos nos quartos ou e quaisquer taxas extras de serviços durante o período de permanência no hotel serão de inteira responsabilidade dos participantes.

1.10.5 O descumprimento do item 1.10.4 poderá resultar em eventual ação judicial para restituição integral dos valores.

1.10.6 Os selecionados, enquadrados no item 1.10, que optarem por não gozar dos benefícios oferecidos pela organização deverão prestar declaração escrita e assinada, enviando-a para o e-mail producao@festivalvozessertaneja.com.br no ato do recebimento das informações adicionais, que serão enviadas aos selecionados.

1.10.7 No caso de recusa feita no dia do check in no hotel, deverá ser assinado declaração de recusa, não cabendo à organização do Festival nenhuma providência quanto à nova hospedagem, transporte e ou alimentação, bem como qualquer restituição de valor.

1.10.8 ATENÇÃO: participantes selecionados residentes na cidade de São José do Rio Preto até 100 km (cem quilômetros) de distância, NÃO gozarão dos benefícios descritos no item 1.10, devendo arcar com todos os custos decorrentes da participação no Festival.

1.11 A organização não se responsabiliza por inscrições não efetivadas por motivo de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamentos de linhas, sobrecarga nos sistemas, falta de energia elétrica, bem como outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados e informações. O participante selecionado poderá, em situação extraordinária, enviar documentação exigida utilizando-se de site de transferência de arquivos como https://wetransfer.com, desde que assim devidamente identificado: “1) nome do autor e 2) nome da música.”

1.12 São vedadas substituição da música inscrita ou de qualquer participante qualificado na ficha de inscrição, exceto para correção de dados pessoais, que deverão ser solicitados através do e-mail inscricao@festivalvozessertaneja.com.br até o dia do encerramento das inscrições, 25/05/2017.

1.13. O Festival NÃO fornecerá banda de apoio para as apresentações.

1.14 Durante as apresentações cada participante utilizará seu próprio instrumento musical, ficando a produção isenta de reparação de avarias ocorridas antes, durante e depois do festival, exceto em caso de força maior ou caso fortuito.

1.15 O Festival disponibilizará aos selecionados equipamentos de som e iluminação necessária à apresentação e uma bateria simples. Os demais instrumentos musicais, de uso e propriedade de cada participante, são de responsabilidade de cada participante. Tal item visa a manter a qualidade e naturalidade da apresentação, bem como a sintonia entre os integrantes.

1.16 NÃO serão prestadas informações por telefone, principalmente as que se referem a quantidades e marcas de produtos-aparelho utilizadas pela produção para a realização do Festival.

1.16.1 Quaisquer dúvidas sobre este tópico deverão ser enviadas para o e-mail inscricao@festivalvozessertaneja.com.br.

2. DA SELEÇÃO PRELIMINAR

2.1 Para esta fase será formada uma comissão especial, composta por 02 (dois) membros da área musical, para realizar a seleção de 15 (quinze) canções inscritas para o Festival, bem como definir e sanar qualquer duvida sobre o Festival.

2.1.1 Caso o número de inscrições não atinja ao número de pré-selecionados no item 2.1, caberá à comissão optar por novo número de participantes selecionados, não podendo ser inferior a 10 (dez).

2.2 As decisões da comissão ocorrerão em absoluto sigilo e, uma vez anunciadas, são irrecorríveis.

2.3. O resultado oficial da seleção preliminar será publicado no dia 02/06/2017 no site do festival www.festivalvozessertaneja.com.br, nos veículos de comunicação local e pela organização através do e-mail producao@festivalvozessertaneja.com.br. A organização não se responsabiliza por nenhum e-mail por ela enviado que tenha sido direcionado ao e-mail dos participantes como “SPAM, lixeira...”

2.3.1 Os selecionados deverão acusar o recebimento do comunicado de seleção e confirmar presença no Festival, impreterivelmente, até as 23h59m do dia 02/06/2017. A não confirmação abre vaga para convocação dos excedentes na lista de pré-selecionados

2.4 Após o comunicado informado no item 2.3, o autor, músico ou representante da Banda indicado na ficha de inscrição, receberá por e-mail informações adicionais como, por exemplo, sobre a passagem de som, nome do hotel, localização, etc..

2.5 As duas fases do Festival, descritas no tópico 03 e tópico 05 serão julgadas por um corpo de júri só conhecidos pelos selecionados na primeira noite do Festival, dia 23 de junho de 2017.

2.6 NÃO serão prestadas informações por telefone, em especial sobre quantidades ou marcas dos equipamentos de som; quaisquer dúvidas podem ser solicitadas pelo e-mail mencionado no item 2.3.

3. DA FASE DE CLASSIFICAÇÃO

3.1. As 15 (quinze) canções selecionadas pela comissão deverão ser apresentadas ao público e ao júri nos dias 23 e 24 de junho de 2017, no Recinto de Exposição “Alberto Bertelli Lucatto”, Rua Daniel Antônio de Freitas, 115 - Distrito Industrial, São José do Rio Preto - SP, 15092-000, a partir das 20:00 horas. Na primeira noite do Festival, dia 23/06/2017, 8 (oito) selecionados irão se apresentar, os demais selecionados, ou seja, 07 (sete), se apresentação na segunda noite do Festival, dia 24/06/2017.

3.2. O prazo para cada apresentação será de até 05 (cinco) minutos, não sendo permitido durante este tempo afinar instrumentos no palco. Entre uma apresentação e outra haverá um intervalo de 5 (cinco) minutos.

3.3 Todos os selecionados, independente da fase, se comprometem:

  • a) a ficar à disposição da Organização do Festival no local das apresentações, pelo período de 01 (uma) hora e 30 (trinta) minutos antes de cada apresentação, inclusive se dispondo a fornecer entrevistas individuais e coletivas para os registros do Festival,
  • b) comportar-se respeitosamente e com zelo, antes, durante e após as apresentações;
  • c) não difamar demais concorrentes, bem como os organizadores, os proprietários e os patrocinadores do evento, ou quaisquer outras pessoas, mantendo postura ética e profissional dentro e fora dos palcos;
  • d) não consumir bebidas alcoólicas ou afins, durante a permanência no palco, que possam de qualquer forma prejudicar as apresentações e não permitir ou favorecer a presença no palco de terceiros não autorizados pela Organização do Evento. Os participantes que não respeitarem as disposições do subitem acima serão desclassificados.

3.4 Participantes selecionados que se recusarem a participar do Festival por discordar da marca dos equipamentos de som fornecidos pela produção serão imediatamente desclassificados, ficando impedidos de se inscrever, como autor, vocalista ou instrumentista, no próximo Festival VOZES SERTANEJA.

4. DOS JURADOS

4.1 O júri será composto por 03 (três) membros da área musical, sem qualquer vínculo com os selecionados permanecendo no local do início ao fim das apresentações, não podendo estar ausente em hipótese nenhuma;

4.2 A decisão do júri, uma vez anunciada, será irrecorrível.

4.3 Os critérios a serem avaliados pelos jurados durante as duas fases do festival serão:

  • a) Técnica musical: Será avaliada a qualidade e capacidade de cada músico individualmente e seu conhecimento na função que exerce sendo solo e/ou grupo, bem como afinação, capacidade de improviso e criatividade de cada integrante;
  • b) Qualidade musical: Será avaliada a qualidade musical na execução do som escolhido. Sejam os vocalistas, os instrumentistas, todos precisam estar familiarizados com o som para encontrarem o melhor timbre e interpretação, tornando a apresentação contagiante;
  • c) Presença de palco: Será avaliada a desenvoltura do candidato solo ou a sintonia com os demais integrantes quando os mesmos estiverem sobre o palco e de frente com o público presente. A boa utilização do espaço disponível, mostrando naturalidade e desinibição, ajuda a contar pontos;
  • d) Interação com o público: Será avaliada a interação dos músicos com o público e a forma com que eles animam as pessoas;
  • e) Originalidade / Criatividade da Letra: Será avaliada a originalidade/criatividade da letra tanto na parte musical quanto literária. Sendo que casos de plágio serão desclassificados. A ausência de originalidade poderá ser apurada através da comissão organizadora ou por denúncia dos concorrentes,
  • f) Ritmo: Será avaliado o ritmo da musica, sendo levado em consideração os intervalos regulares ou irregulares, movimentos de sons fortes ou fracos, longos e breves e outros que tornaram a música envolvente e harmoniosa e
  • g) Dicção: Como o músico articula e pronuncia a letra da música ao executar / cantar a canção.

4.3.1 Aos quesitos informados no item 4.3 serão atribuídas notas de 0 (zero) a 10 (dez).

4.4 Encerradas as apresentações da segunda noite, dia 24/06/2017, das 15 músicas selecionadas, serão anunciadas as 5 (cinco) finalistas que tenham obtido a maior pontuação, dada pelos jurados, observados os critérios estabelecidos no item 4.3.

5. DA FINAL

5.1. Será realizada no dia 25/06/2017, por ordem de apresentações por sorteio.

5.2. Os finalistas deverão apresentar novamente a canção selecionada, a qual receberá novas notas, que serão somadas às obtidas na fase anterior, tópico 03.

5.3 Será considerada VENCEDORA do Festival à música que atingir o maior número de "pontuação geral”. A classificação das demais finalistas será conforme a ordem decrescente das pontuações.

5.3.1 Entende-se por pontuação geral, a somatória dos pontos de todos os quesitos. A pontuação de cada quesito será de 0 (zero) a 10 (dez).

6. DA PREMIAÇÃO

6.1. A premiação do Festival é composta por entrega de troféus, certificados de participação e cachês pagos em dinheiro:

  • 1º Lugar: R$ 4.000,00 (quatro mil reais);
  • 2º Lugar: R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais);
  • 3º Lugar: R$ 1.500,00 (mil e quinhentos reais);
  • 4º Lugar: R$ 1.000,00 (mil reais) e
  • 5º Lugar: R$ 1.000,00 (mil reais)

6.2 O pagamento em dinheiro será feito no ato da premiação.

6.3 Sobre a premiação em dinheiro não haverá nenhum desconto fiscal.

7. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS:

7.1 Os casos omissos serão decididos pela organização, não cabendo recursos contra suas decisões;

7.2 Não haverá devolução da documentação enviada ao Festival, exceto no caso de não realização do festival, ficando ANDRE LUIS FACHINETTI JUNIOR (realizador e produtor do evento) e a Secretaria da Cultura de São Paulo junto ao PROAC-ICMS autorizadas, com o ato de inscrição, a utilizar o referido material na montagem de seu respectivo acervo cultural.

7.3 Desde já ficam os selecionados cientes de que o direito de imagem cedido à organização do Festival será utilizado para divulgação do Festival em mídia impressa (livros, catálogos, revista, jornal, entre outros), televisiva (propagandas para televisão aberta e/ou fechada, vídeos, filmes, entre outros), radiofônica (programas de rádio/podcasts), escrita e falada, Internet, Banco de dados informatizados, Multimídia, "home vídeo", DVD, entre outros, de comunicação interna, como jornal e periódicos em geral, na forma de impresso, voz e imagem.

7.4 Nas duas noites do Festival os portões serão abertos ao público a partir das 19h e 30m.

7.5 Após o encerramento das apresentações musicais dos participantes haverá, show da dupla “LÉO E RAPHAEL” no dia 23/06/2017, show de “ED CARLOS E BANDA” e show da dupla “ANTHONY E GABRIEL” no dia 24/06/2017, show de “ED CARLOS E BANDA”, show do cantor “LOUBET” e “QUEIMA DO ALHO” no dia 25/06/2017.

7.6 Diretoria Executiva do Festival.

André Luis Fachinetti
Diretor Executivo do Festival

Kelly Jordânia Antunes dos Santos
Coordenadora Geral

Renova Projetos e Produções
André Luis Fachinetti Júnior

Informações: (17) 3363-8272 | (17) 3363-7374 | (17) 99765-6060 - producao@festivalvozessertaneja.com.br

Festival Vozes Sertaneja